PONTE PRETA É O PRIMEIRO CLUBE A RECEBER SELO DO MOVIMENTO ANTIRRACISTA NO BRASIL

Fonte: CARLOS BATISTA
O combate ao racismo está cada vez necessário e presente no cenário do futebol brasileiro.
E justamente no mês da Consciência Negra será a vez da Ponte Preta, primeiro time a receber um atleta preto no futebol, receber o selo do combate ao racismo do Movimento AR.
“Conceder este selo à Ponte Preta é uma forma de reconhecimento pelo protagonismo desta agremiação no combate ao racismo e à intolerância racial desde sua criação. É incrível que a Ponte Preta tenha conseguido quebrar essas barreiras apenas doze anos após o final da escravidão ao mesmo tempo em que é inacreditável que hoje, 132 anos depois da abolição, ainda tenhamos tristes episódios de racismo em todas as frentes, inclusive no esporte”, explicou o professor da Universidade Zumbi dos Palmares e Líder do Movimento AR, José Vicente, ao escolher a Ponte para ser o primeiro clube a receber o selo.
O símbolo concedido pelo Movimento AR já estará na manga da camisa do confronto contra o Brasil de Pelotas nesta sexta-feira, às 16h, no Majestoso.
“Em nome da diretoria, torcida e de todas as pessoas que são amantes do futebol e que lutam contra qualquer tipo de preconceito e discriminação, expresso nosso agradecimento. Sermos reconhecidos como primeira Democracia Racial pelo Movimento AR – uma articulação que envolve empresas publicas e privadas, personalidades, intelectuais, artistas e pessoas de bem – , sobretudo em 2020, quando completamos 120 anos, é um orgulho para todos nós”, relatou o presidente pontepretano Sebastião Arcanjo.