top of page

Ponte ganha selo contra racismo clube é o primeiro do País a ser reconhecido como exemplo da causa


Fonte: CORREIO POPULAR

Link: https://correio.rac.com.br/_conteudo/2020/11/campinas_e_rmc/1025677-ponte-ganha-selo-contra-racismo.html


A Ponte Preta é o primeiro time de futebol do País a receber o selo de combate ao racismo concedido pelo Movimento AR. O feito acontece exatamente no mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20 de novembro). O selo, que estampa a manga da camisa alvinegra desde ontem, na partida contra o Brasil de Pelotas, é um reconhecimento pelo fato de a Macaca ser a primeira Democracia Racial do futebol brasileiro.

Sebastião Arcanjo, atual presidente da Macaca e primeiro negro a ocupar o cargo, fala da importância da honraria conquistada pela alvinegra. "Em nome da diretoria, torcida e de todas as pessoas que são amantes do futebol e que lutam contra qualquer tipo de preconceito e discriminação, expresso nosso agradecimento. Sermos reconhecidos como primeira Democracia Racial pelo Movimento", diz. Arcanjo completa: "Nossa responsabilidade aumenta ainda mais em virtude desse reconhecimento. Cada vez mais, temos a obrigação de sinalizar para as próximas gerações que é possível conviver com as diferenças, em paz e harmonia."

"Conceder este selo à Ponte Preta é uma forma de reconhecimento pelo protagonismo desta agremiação no combate ao racismo e à intolerância racial desde sua criação. É incrível que a Ponte Preta tenha conseguido quebrar essas barreiras apenas doze anos após o final da escravidão ao mesmo tempo em que é inacreditável que hoje, 132 anos depois da abolição, ainda tenhamos tristes episódios de racismo", destaca o professor José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e líder do Movimento AR.

A Ponte Preta tinha negros tanto dentro de campo quanto em seu quadro diretivo desde a data da fundação. Comprovadamente, Migué do Carmo, um dos fundadores e meio-campista da equipe, foi o primeiro negro a jogar futebol em um time do Brasil

O Movimento AR é uma mobilização voluntária, com propósito de realizar mudanças e transformações sociais através de ações efetivas de combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial contra negros. O movimento é liderado pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras


0 visualização0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page